domingo, 26 de junho de 2016

Dimensionamento de eletrodutos

                                                Como dimensionar eletrodutos

De acordo com a norma NBR5410, a taxa máxima de ocupação de eletrodutos em relação à área da seção transversal não deve ser superior a 53% para um condutor ou cabo, 31% para dois condutores ou cabos e 40% para três ou mais condutores ou cabos.



           Uma das formas de dimensionamento dos eletrodutos segue o seguinte roteiro:


  • Determinar a seção dos condutores que irão passar no interior do eletroduto.
  • Determinar a área total de cada condutor (considerando a camada de isolação) na tabela A.
  • Efetuar a somatória das seções totais, obtida no item anterior.
  • Com o valor da somatória, determinar na tabela B ou C (na coluna 40% da área) o valor imediatamente superior ao valor da somatória e o respectivo diâmetro do eletroduto a ser utilizado.  
  • Em uma instalação elétrica o eletroduto deve ter um diâmetro mínimo de 20mm.  



Outra forma de dimensionamento utiliza a tabela D, onde em função da quantidade de condutores e a
seção nominal do maior condutor no eletroduto, determina-se o tamanho nominal do eletroduto.

A NBR 5410, norma que estabelece as condições mínimas necessárias para o perfeito funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão, possui uma seção dedicada ao Dimensionamento de Circuitos.

Eletrodutos


Eletrodutos: função e tipos


Eletrodutos, também chamados de conduítes, são dutos, que tem como objetivo proteger cabos e condutores que passam por uma camada subterrânea, protegendo melhor uma instalação elétrica, considerando que o local (subterrâneo) requer uma maior proteção.Os eletrodutos protegem os condutores elétricos contra algumas influências externas, como choques mecânicos ou agente químicos, citando algumas. Em outros casos, podem proteger o meio de perigos de explosão ou de incêndio, que podem ser resultantes de faltas envolvendo condutores.Eletrodutos ou conduítes podem ser metálicos ou isolantes. Podem ser ainda magnéticos ou não magnéticos e segundo a IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), eles se classificam em  rígidos, curváveis, transversalmente elásticos e flexíveis.

Eletrodutos rígidos

São tubos de aço sem costura, galvanizados a fogo e têm a função de suportar e proteger os fios e cabos de circuitos elétricos. São destinados a instalações elétricas residenciais e industriais como refinarias de petróleo, indústrias de explosivos, petroquímica, centrais elétricas e indústrias em geral.Os eletrodutos ou conduítes rígidos também são fabricados em PVC, porque ele tem propriedades de isolamento térmico e elétrico.

Eletrodutos curváveis

São os eletrodutos que pode ser dobrado com a mão, usando uma força razoável, mas sem qualquer outra ajuda.




Eletrodutos transversalmente elásticos

Eletrodutos transversalmente elásticos são geralmente de polietileno de alta densidade, e são aplicados em linhas embutidas, principalmente em prédios residenciais e comerciais. Sua principal vantagem sobre os eletrodutos rígidos é a facilidade de instalação e o fato de dispensarem o uso das tradicionais curvas.




Eletrodutos flexíveis

Os eletrodutos flexíveis podem ser metálicos, em geral constituídos por uma fita de aço enrolada em hélice, por vezes com uma cobertura impermeável de plástico, ou isolantes (de polietileno ou de PVC). Costuma ser aplicado em ligações de equipamentos que apresentem vibrações ou pequenos movimentos durante seu funcionamento.


Aplicação dos eletrodutos

Eletrodutos ou conduítes são aplicados em instalações de telefonia e instalações elétricas – embutidas em lajes, paredes ou pisos. E também são aplicados em instalações enterradas, envelopados em concreto.



Os cuidados que se deve ter na instalação de eletrodutos

Antes de falarmos sobre os cuidados, vamos frisar a importância de que se tenha um profissional especializado na área para fazer as instalações, além de um bom projeto elétrico – que é parte da função do próprio profissional ou de um engenheiro elétrico. Isso evita muitas dores de cabeça futuras.
Cada tipo de instalação requer um tipo de eletroduto, indicado pelo profissional que vai fazer o trabalho. Muitas vezes ocorrem problemas quando se faz a instalação de eletrodutos – um deles é o achatamento do tubo, que pode ser evitado se, no momento da instalação, forem utilizados protetores sobre o tubo.
 Em instalações de eletroduto flexível, por exemplo, se deve ter o cuidado de usar luvas de pressão, para que se evite falhas, que podem permitir que a nata de cimento passe para o interior da tubulação.